Pesquisa de aluna da FMT estuda microempreendedores e microempresas de Itacaré

Criza de Jesus
Reprodução

“Microempreendedor Individual e as Microempresas: um estudo sobre a sua relevância socioeconômica no município de Itacaré – Bahia” é o tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), de Criza Matos de Jesus. Ela concluiu o curso de Administração na Faculdade Madre Thaís (FMT-Ilhéus) e o seu trabalho foi publicado na última edição da Revista Científica Valore, da Faculdade Sul Fluminense.

Criza Matos participou do Congresso Nacional de Estudantes e Profissionais de Administração (CONEPA) com tema principal: “Gestão, marketing e empreendedorismo”, cujo objetivo foi debater sobre o cenário atual na administração. Agora, já administradora, Criza foi parabenizada pelos professores e pela coordenadora do Curso na FMT-Ilhéus, professora Elba Karla Leão, pela publicação do artigo resultado do seu TCC.

Criza buscou compreender, no artigo, de que forma os microempreendedores contribuem para o desenvolvimento do país. Utilizando como metodologia a análise descritiva, e revisão bibliográfica para melhor compreensão do tema.

Com o questionário elaborado para essa finalidade, foi possível identificar o perfil dos lojistas, sexo, escolaridade, tempo de vida das empresas, além de informações que possibilitaram a construção de uma análise “SWOT”, (Ferramentas de planejamento estratégico usado por administradores) sendo possível a descrição do ambiente onde a empresa está localizada.

 “Nessa prospectiva, concluiu-se que a maioria das empresas analisadas possui uma taxa de sobrevivência muito maior do que as taxas nacionais e que os lojistas e a prefeitura do município de Itacaré não possuem um alinhamento sobre ações que busquem desenvolver a atividade econômica local, o que em momentos econômicos delicados pode comprometer o desenvolvimento econômico da cidade,” avalia o trabalho da administradora  Criza.